sexta-feira, 7 de março de 2008

Bom senso...ou talvez não...

Eu sei que já deveria estar no 3º ou 4º sono, mas nós, os morcegos, somos assim, hehe.
Estive duas horas na palheta com uma amiga com quem já não falava há algum tempo (só 4 meses...). Falámos de tantas coisas importantes, sobre a minha saúde, os meus filhos, o meu trabalho, o meu blogue, e é claro que falámos também um monte de disparates.
Mas, o mais engraçado é que, mesmo quando eu falava de coisas sérias para mim, ela achava que eu estava a falar de "disparates". "Tu fizeste o quê??", "tu disseste o quê??" foram algumas das observações que me fez.
Mas a que mais me marcou (a ponto de estar a escrever agora) foi "tu vais fazer o quê??".
Depois de desligarmos o msn, fiquei a reflectir nisto.
Antigamente (não é assim há tanto tempo, mas parece-me outra encarnação), diziam-me as pessoas amigas que eu não agia, que não reagia sequer, que parecia uma "mosca morta", que estava armada em freira (esta alcunha persegue-me desde o liceu, ggrrrr!), etc e tal. Agora que despertei para a vida, ficam as mesmas pessoas boquiabertas e "escandalizadas" com o que penso, com o que faço (o que faço, na verdade??) e com o que pretendo fazer.
Se dantes não corria riscos nenhuns, o facto de me permitir pensar sequer em fazê-lo (chamo a isto viver, afinal) é, como direi, um atrevimento a que não estavam habituados em mim.
E ainda se dizem "amigas"?
Para mim, a amizade é muito mais que dizer "não vás", "não faças" ou "não digas", com o propósito genuíno (acredito realmente nisso) de protecção. Amizade é dizer que não se concorda com determinada coisa, ou que não se entende, mas respeitar a livre vontade do outro.
Se me arrepender, olha, paciência, pelo menos tentei. Atrevi-me. Seja lá o que fôr.
E se tiver pelo menos um ombro à espera para lavar as mágoas, caso seja preciso, tanto melhor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei da freira
Especialmente por ter uma certa conotação de recato.
Mas tambem achei interessante o contraponto do atrevimento.
Uma especie de não entender das pessoas que a vida deve ser vivida como a sentimos no momento e que tu queres viver o que sentes nada mais.
Vai em frente nina e vive como sentires.